Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Música e Performance na Corrida (Por Manuel Lago Rio de Janeiro)

Pesquisa aponta aspectos positivos no desempenho do atleta quando a atividade física é acompanhada por uma trilha sonora
EU ATLETA header Manuel Lago preparação física (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Muitas pessoas se perguntam se ouvir música durante a corrida melhora a performance ou não. E aí, o que você acha?Universidades de vários cantos do planeta fazem estudos a respeito e alguns resultados bastante satisfatórios têm sido apresentados. A maioria das pesquisas* usa quatro cenários, quase sempre em esteiras:
corrida música (Foto: Globoesporte.com)
Foto: Globoesporte.com
- corredores numa sala em grupo sem música
- corredores numa sala em grupo com música
- corredor numa sala sozinho sem música
- corredor numa sala sozinho com música.

Correr ouvindo música exige mais atenção do atleta. O cenário onde há corredores e música sempre apresenta uma performance melhor. Quando comparamos apenas o corredor sozinho com e sem música, quando há música, a performance melhora.

Mas é importante que essa música tenha empatia com você, que desperte fortes emoções! Não adianta apenas colocar uma música qualquer. Por isso capriche na sua “playlist” (lista de músicas)!

Além disso,  fique esperto! Ao ouvir música, você estará desatento aos barulhos da rua (bicicletas, outras pessoas, carros, etc), e isso pode facilitar acidentes. Procure deixar um dos ouvidos livres e em um volume não muito alto, pois além dos riscos de acidente, também não é saudável aos nossos ouvidos (pode causar surdez).


Particularmente, apesar dos resultados de melhora da performance através da música, acho que o corredor precisa se concentrar na sua corrida. Costumo dizer que ele tem de “escutar a corrida” e buscar através “dessa música”, melhorar a sua performance.

Treinando em esteira, ok! Você venceu! Coloque suas músicas preferidas e “senta o pé”!
Na próxima semana, falaremos de correr sozinho ou em grupo.

Keep running & training!
*Fonte: Effects of music interventions on emotional states and running performance – Journal of Sports Science and Medicine (2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário